escutadora,

escritora e contadora de histórias

como contadora de histórias

Já  participei de festivais nacionais, como o “Boca do Céu” e “A arte de contar histórias” em São Paulo, "Candeia" em Belo Horizonte e "ECOH" em Londrina. Participei também de festivais internacionais em Cuba, na República Dominicana, no Irã e no México. Tenho um canal no youtube, Contos para acordar adultos, para alcançar mais gente, mais longe de mim, e pra falar do quanto as histórias são importantes para o mundo dos adultos também.

 

Estudei a arte de narrar com grandes artistas como Gislayne Matos, Regina Machado, Dan Yashinsky, Juliana Jardim, entre muitos outros (há mestres em todo lugar é só saber ouvir). Em 2012, conheci a maravilhosa narradora norte-americana Laura Simms, que desde então se tornou minha mentora. 

como escritora

Publiquei meu primeiro livro infantil, “Os cabelos de Crisálida” em 2014 e em 2017, ele foi publicado também no México.

Escrevo também sobre as histórias e estórias cotidianas nos meus cadernos ;-) no instagram e  no blog "Histórias de Todo Dia" que mantenho desde 2010. 

como escutadora

Sou mãe de 3 meninas, a escuta é um exercício diário.

Em 2018 troquei a correria de São Paulo por uma vida mais silenciosa no interior do estado. É no silêncio que se aprende a escutar.

 

Aqui quero escrever, tecer e criar um espaço de residências artísticas. Mais perto da natureza e do coração das coisas acredito que meu trabalho como narradora ganhará melhores e mais profundas raízes.

trajetória e formações

  • estudei a linguagem do palhaço com os Doutores da Alegria em 2008 e com o Solar da mímica em 2007.

  • em 2010 descobri as histórias e soube que era pra elas que iria me dedicar o resto da vida.

  • em 2011 fiquei entre os ganhadores de dois Prêmios SESC de Literatura: Prêmio Machado de Assis de contos adultos e o Prêmio Monteiro Lobato de contos infantis.

  • em 2015 viajei pro País de Gales pra participar do retiro The profound and (com)passionate path of Storytelling para contadores de histórias com a maravilhosa Laura Simms.

  • contribuí com artigos sobre minha pesquisa como contadora de histórias no livro Narra-te cidade: pensamentos sobre a arte de contar histórias hoje da Editora A Casa Tombada e na Revista TKV nº 03.

  • em 2017, criei a oficina "A arte de contar histórias na vida de todo dia" para espalhar a notícia de que é possível viver melhor se aprendermos a cuidar das nossas histórias individuais e coletivas.

  • em 2020, nasceu a Sementeira, um negócio social que acompanha pessoas e organizações na re-autoria de suas narrativas.

Um jeito de começar a se aproximar das histórias é cuidar da sua própria. Quer experimentar?

Deixa seu e-mail aí embaixo que te mando de presente a

"ÁRVORE DA VIDA.

 

Emilie Andrade / Brasil / 55 16 98220-4398

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

Além de artista da palavra, sou estudiosa e facilitadora de práticas narrativas. Uma metodologia que acompanha pessoas e organizações na re-autoria das próprias narrativas.

Ficou curiosa?

é só visitar www.sementeira.art