• Emilie Andrade

Histórias de muitos mundos


“Hoje o contador de histórias é como um acendedor de postes a gás: ele acende a nossa imaginação, desperta sentimentos que dormem dentro da gente, produz uma faísca bem no coração da nossa humanidade – iluminando a gente por dentro.”

Florence Alterman

A gente vive num mundo onde existe muito sofrimento e um dos grandes motivos é a desconexão. Quase tudo, pelo menos nas cidades grandes, estimula a desconexão consigo, com o outro, com a natureza. Se tem uma coisa que eu aprendi nesses sete anos como narradora é que as histórias são pontes! Por isso, para além de ser uma artista-contadora de histórias, eu vivo buscando situações do dia-a-dia que provocam conexões. Coisas simples, pequenas, mas que me estimulam a conexão comigo e com as pessoas que eu encontro. No fundo, eu fico buscando histórias.

Eu tenho tanta paixão por esse universo das histórias que se eu pudesse eu só falava, lia, escrevia sobre isso. Nos últimos tempos, tenho ficado muito em casa por conta da bebê, e foi me dando uma vontade de usar o caos maravilhoso da internet e a linguagem audiovisual pra espalhar histórias mais rápido e mais longe e assim, construir mais pontes.

Sempre tive vontade de fazer vídeos, até me aventurei quando raspei os cabelos há muito tempo (ó só), mas não entendo nada do assunto. Foi aí, que nesse mundão da web, descobri uma coisa chamada Digital Storytelling (clica aqui se quiser saber mais) e vi que era possível, mesmo sem entender nada de audiovisual ou ter que fazer muitos cursos, criar vídeos de maneira simples e que contam histórias que poderiam construir essas pontes entre mundos que tanto me interessam.

Foi assim que re-nasceu meu canal no Youtube, Histórias de muitos mundos. Ele existe desde agosto de 2010, mas agora com um propósito mais claro. Lá vai ter vídeos que falam da arte de contar histórias hoje, vai ter entrevista com pessoas que trabalham com as histórias e vai ter, claro, histórias da tradição oral.

O coração bate forte quando a gente bota no mundo essas coisas que são importantes pra gente, coisas que a gente se dedica pra fazer, mesmo sabendo que precisa melhorar muito ainda, mas que tem que começar uma hora.

Tomara que esse seja o primeiro vídeo de muitos e que a gente siga construindo pontes entre mundos tanto na internet quanto na vida de todo dia. Que esse canal ajude mesmo a criar, mesmo que só um pouquinho, esse mundo onde muitos mundos podem existir.

Assiste e me conta o que achou?


#memórias #históriasdemuitosmundos #vagalume #youtube #digitalstorytelling

quer receber uma ferramenta bem bonita

pra te ajudar a cuidar da tua história?

deixe seu contato aqui que eu te mando a "Árvore da Vida" gratuitamente.

@emiliehistorias

Criado por Emilie Andrade. 2016.

Todos os direitos Liberados. Copyleft.

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

Emilie Andrade / Brazil / (55 48) 99657-4398