• Emilie Andrade

De norte à sul: contos tradicionais brasileiros


Comecei minha história de narradora com um conto do Eduardo Galeano, logo ele que tem na escuta de histórias tradicionais e de vida a origem de grande parte da sua escrita. Não é por acaso que ele convidou o grande mestre da xilogravura J. Borges para ilustrar o livro cuja história me apaixonei e foi a primeira que contei na vida.

A partir daí, pensava que eu precisa mergulhar nas histórias tradicionais do meu país. Sei que caminhar por esse país afora seria a melhor maneira de fazer isso , mas como isso toma tempo e dinheiro decidi começar pelos mestres que já fizeram isso e botaram em livros o que ouviram. Comecei por Câmara Cascudo, mas o meu santo não bateu muito com o dele (com todo o respeito).

Quando encontrei o livro "Cultura da Terra" do Ricardo Azevedo soube que era por ali que eu queria passear. Foi então que criei a sessão de contos "De norte à sul: contos tradicionais brasileiros" que, como no livro, conta causos, contos, quadrinhas, receitas de cada região do país. Convidei meu amigo músico e compositor João Invenção, que há tempos pesquisa as manifestações populares, para me acompanhar. Me aventurei na cozinha para experimentar as receitas que o livro traz e descobri que trocar receitas e oferecer um docinho é um atalho enorme para o coração das pessoas. Encontramos um monte de gente linda que nos ajudou, a cada encontro, descobrir ainda mais esse nosso país tão grande e tão rico.

Esse ano passamos pelo SESC Itaquera e pelo SESC Sorocaba. Que a gente siga viajando!


#RicardoAzevedo #contosbrasileiros #regiõesdoBrasil

quer receber uma ferramenta bem bonita

pra te ajudar a cuidar da tua história?

deixe seu contato aqui que eu te mando a "Árvore da Vida" gratuitamente.

@emiliehistorias

Criado por Emilie Andrade. 2016.

Todos os direitos Liberados. Copyleft.

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

Emilie Andrade / Brazil / (55 48) 99657-4398